projeto

Notícia

Projeto Espiritizar promove encontro internacional
17/11/2014

Com o objetivo de promover um encontro fraterno entre estudiosos, propagadores e catalisadores, bem como todas as pessoas que tenham afinidade com as diretrizes do Projeto Espiritizar, no Brasil e no exterior, em um ambiente fraterno e de muita reflexão quanto à fidelidade à Jesus e Kardec, é realizado de 21 a 23 de novembro, na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, a primeira edição do Encontro dos Amigos do Projeto Espiritizar, com o tema ‘Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem.

                  Inscreva-se aqui

QUANDO
21 a 23 de novembro de 2014
Sexta: 19h30 às 22h
Sábado: 8h30 às 19h
Domingo: 8h30 às 12h

ONDE
Espaço Feemt – Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, Morada do Ouro, Cuiabá – MT

FACILITADORES
Afro Stefanini II
Alírio de Cerqueira Filho
Lacordaire Faiad
Saulo Gouveia

Com a expectativa de que este “seja um encontro consciencial, de transformação interior, de imensa alegria por poder estarmos nos conectando com conteúdos espirituais que falam fundo na alma e estimulam ao cumprimento dos nossos propósitos existenciais”, Afro Steafanini II, um dos facilitadores do encontro, pondera: “o Movimento Espírita internacional está cada vez mais atuante e divulgando o Espiritismo. Um encontro dessa natureza auxilia na compreensão das bases morais da Doutrina Espírita com o foco no autoconhecimento.”

“É um evento que estará oportunizando ao Movimento Espírita, além de um espaço de convivência saudável, um laboratório de idéias e reflexões doutrinárias e da importância do evangelho de Jesus em nossas vidas”, acrescenta Lacordaire Faiad, presidente da Feemt e que também será um dos facilitadores do evento. “Um resgate da metodologia e do pensamento reflexivo-sistêmico que nos legou Allan Kardec na elaboração dos construtos da codificação”, conclui.

Para Saulo Gouveia, que também desempenhará a função de facilitador no encontro, “a expectativa é da conscientização quanto à importância do pensamento reflexivo-consciencial para o ser humano que decidiu cumprir os desígnios divinos de evoluir, e para evoluir investigar, compreender, amar e praticar as leis divinas, desenvolvendo as virtudes.”O públicoO Encontro dos Amigos do Projeto Espiritizar é voltado para todas aquelas pessoas que se sentiram verdadeiramente tocadas pela proposta trazida pelos mentores do Projeto Espiritizar. O que inclui o público dos Estados Unidos, Canadá, Portugal, bem como cidades das mais variadas regiões brasileiras, que receberam pontuais visitas de representantes do Projeto.

Sobre a importância do Brasil enquanto propagador do Espiritismo em Espírito e Verdade, o Vice-presidente da Feemt e também facilitador do encontro, Alírio de Cerqueira Filho informa: “Para o Movimento Espírita Internacional é uma forma de congraçar com o Movimento Brasileiro de uma maneira fraterna conforme faziam os primeiros cristãos. A maioria daqueles que fazem o Movimento Espírita no exterior são brasileiros que em sua maioria conheceram a Doutrina nos países em que moram. Outros são estrangeiros que viveram no Brasil ou são casados com brasileiros ou brasileiras.”

Quando questionado sobre a participação deste público no evento, Alírio conclui: “As nossas expectativas são de que possamos ter presencialmente pessoas de outros países, de outros estados e os que amam o Projeto Espiritizar em nosso estado. Como sabemos que o deslocamento não é fácil, com certeza muitos estarão acompanhando virtualmente o evento, como já têm feito com os seminários do Projeto.”Para Saulo Gouveia, “o Movimento Espírita internacional tem buscado ferramentas que lhes auxiliem e facilite o acesso aos conteúdos espíritas, de forma a atender as necessidades de outras culturas, outras necessidades específicas de suas situações sociais. E encontraram no Projeto Espiritizar a chave para isso”.

“É a contribuição prática para o desenvolvimento das virtudes que só podem ser realmente desenvolvidas se estivermos percebendo e conhecendo nossa realidade psicológica enquanto Espíritos imortais. O que trazemos dentro de nós enquanto vícios do ego devem ser transformados em virtudes, mas como fazer isso? Existe uma forma de conseguirmos isso porque é da Lei divina que onde estiver a sombra, se faça a luz. Mas como faremos luz em nós mesmos? A contribuição deste evento para o movimento espírita internacional ou nacional é tocarmos justamente nesses pontos capitais do nosso eu e refletirmos juntos os esforços práticos para nos melhorarmos moralmente a luz do Espiritismo”, conclui Afro Stefanini II.

PROGRAMAÇÃO

21/11 – Sexta-feira

– 19h30 às 20h: Apresentação teatral: ‘Os meus discípulos serão conhecidos por muito se amarem’ – Grupo Espírita de Arte Cristã Juventude Ativa.
– 20h às 22h: O Amor às Leis Divinas como caminho para desenvolver o Ser Consciencial – Facilitador: Alírio de Cerqueira Filho

22/11 – Sábado
– 8h30 às 8h50: Apresentação esquete (Juventude Ativa)
– 8h50 às 10h: A Afetividade no processo de evolução do Ser – Facilitador: Lacordaire A. Faiad- 10h 10h30: intervalo
– 10h30 às 12h: Amor e Consciência Espírita – Facilitador: Afro Stefanini II
– 12h às 14h: Almoço
– 14h às 14h20: Apresentação esquete (Juventude Ativa)
– 14h20 às 16h: Os Fenômenos morais: uma proposta evolutiva – Facilitador: Saulo Gouveia
– 16h às 16h30: intervalo
– 16h30 às 18h: A transição planetária e o Projeto Iluminativo de Jesus para a Terra: Alírio de Cerqueira Filho
– 18h15 às 19h15: Encontro musical – A música como instrumento para a elevação da consciência – Afro Stefanini II

23/11 – domingo
– 8h30 às 8h50: Apresentação esquete (Juventude Ativa)
– 8h50 às 10h: A construção da afetividade no Movimento Espírita: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei – Facilitador: Lacordaire A. Faiad
– 10h às 10h30: intervalo
– 10h30 às 12h: A Vontade como Instrumento para ser Feliz – Facilitador: Afro Stefanini II

Vídeos