projeto

Notícia

Mentores do Projeto Espiritizar apresentam conceitos de sexo, sexualidade e sexualismo
13/07/2015

2 – Vivemos hoje em uma sociedade extremamente erotizada, em que o orgasmo passou a ser um objeto de consumo que deve ser possuído a qualquer custo. Há alguma diferença entre se cultivar a sexualidade e cultuar o sexo, em um processo claramente ligado ao erotismo? Como podemos entender conceitos como sexo, sexualidade e sexualismo?

“O Espírito necessita conhecer os padrões motivadores interiores de sua formação genésica, na qual o núcleo do prazer profundo está situado no sentimento de pertencimento ao Universo. Quando o Espírito não trabalha isso, dentro de si, sente-se deslocado da existência e busca, de forma equivocada, outras fontes de prazer que não o prazer de evoluir sentindo-se filho de Deus, trabalhador das virtudes no coração.

“Qualquer atitude que o Espírito realize no corpo, manifestando produtividade amorosa faz com que ative os centros do prazer fecundo e movimente a inteligência em prol da evolução espiritual. Quando isso não é feito, o Espírito acaba por buscar, nas questões exteriores, as razões de seus prazeres. Eis que surge o erotismo, manifestação desequilibrada das funções genésicas do Espírito que, não compreendendo, com profundidade, as razões pelas quais as funções sexuais estão a sua disposição, manifesta-se a cata dos prazeres sensórios, entregando-se ao instinto de reprodução, porém de forma tão deturpada e abusada que corrompe os fios delicados dos seus sentimentos nobres.

“É assim que o erotismo perdura na psicologia dos encarnados. No fundo, há uma busca de completude, de prazer, mas não o prazer que sacia e traz paz. Por isso mesmo, é necessário termos claramente a definição entre sexo, sexualidade e sexualismo.

“Sexo é função biológica. Função biológica para a qual a própria Lei da Natureza já dita a forma adequada e coerente a ser usada. É uma função necessária para a multiplicação das espécies e, no ser humano, especificamente, a continuidade das gerações.

“Sexualismo é o culto ao sexo de forma indevida. É fazer do ato sexual e de todas as manifestações da libido uma meta, um objetivo falso a ser alcançado. O Ser Espiritual, nesse comportamento, deturpa os mecanismos das engrenagens emocionais e se entrega apenas para as manifestações sensórias, acabando por viciar a si mesmo no mecanismo profundo do psiquismo genésico, que lhe habita a casa íntima dos sentimentos. Mais tarde, essa viciação se complica em fixações muito desequilibradas, fazendo com que, ao invés de se preencher, sinta-se enormemente vazio.

“A sexualidade, porém, é uma manifestação natural do processo no qual o Espírito viaja pela reencarnação em corpos femininos e em corpos masculinos vez que outras, mas nada tem a ver com a questão erótica e viciosa. É, antes, uma manifestação das conquistas que o Espírito vai adquirindo em cada polaridade, aprendendo com essas experiências e faz disso uma lição para a sua própria evolução na busca da felicidade.

“Sexualidade não tem a ver com perversão sexual, nem tampouco se restringe às manifestações da libido. É a expressão em que a polaridade, que o Espírito habita, lhe oferece as expressões únicas dessa polaridade que, no caso do masculino, lhe oferece uma sexualidade para a força, impulsiona-lhe para o pensamento exato, para a razão, para o forte, para as questões do raciocínio, para a filosofia e para a ciência e, no caso da polaridade feminina, lhe impulsiona para as questões da maternidade, da sensibilidade, da arte e de muitas outras manifestações, cujo aspecto essencial é a docilidade.

“Sendo assim, é bastante crítica a circunstância em que indivíduos reencarnados se permitem manifestações do erotismo sem se dar conta de que, em termos profundos, apesar de todos possuírem, no corpo, em dado momento, uma dose maior ou menor das cargas eróticas, fruto, ainda, da necessidade de aprimoramento do psiquismo genésico rumo à sublimidade. É muito danoso ao Espírito o culto às manifestações eróticas, porque, nesse culto, o Espírito continua exacerbando as expressões do instinto, abafando as expressões do sentimento.”

(Trecho da obra Sexualidade e Saúde Espiritual, captada em entrevistas com os Espíritos Mentores do Projeto Espiritizar, por meio de vários médiuns, e organizada por Alírio de Cerqueira Filho)

Clique aqui para adquirir a obra

___

Nos próximos dias 1 e 2 de agosto, o Projeto Espiritizar promove o seminário ‘Sexualidade e Saúde Espiritual’, que será conduzido pelos facilitadores Afro Stefanini II e Alírio de Cerqueira Filho. O evento será realizado na sede da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá.

TRANSMISSÃO AO VIVO
www.espiritizar.org/aovivo | Canal 6 – FEBtv

QUANDO
1 e 2 de agosto de 2015
Sábado: 8h às 12h – 14h às 18h
Domingo: 8h30 às 12h30

ONDE
Espaço Feemt – Av. Djalma Ferreira de Souza, nº 260, Morada do Ouro, Cuiabá – MT

Para mais informações, clique aqui.

Vídeos