projeto

Notícia

Projeto Espiritizar na região sul de Mato Grosso
04/08/2014

À convite da Feemt – Regional Sul, a Vice-presidente Doutrinária da Feemt, Luiza Leontina inicia uma caravana por quatro cidades da região, com o seminário ‘O Centro Espírita e a Promoção do Espírito Imortal’.

O seminário, que acontece de 6 a 10 de agosto, nas cidades de Itiquira, Guiratinga, Alto Araguaia e Rondonópolis, é formatado com base nas obras básicas da Doutrina e no conteúdo do Projeto Espiritizar.

De acordo com a coordenadora da Regional Sul, Níobe Rondon, o tema consolida o propósito principal de um Centro Espírita, que é “proporcionar aos que a ele se integram a possibilidade de reviverem o grande legado deixado por Jesus”. Níobe completa lembrando que esta conquista é possível por meio do estudo reflexivo, com ensinamentos que conduzem o homem a felicidade a partir do autoconhecimento, que gera a autotransformação.

O Centro Espírita
Para a facilitadora do seminário, Luíza Leontina, a caravana pelas cidades atendidas pela Regional Sul, além de poder rever amigos e conhecer novos Centros Espíritas, novos trabalhadores, proporciona a unificação e união do movimento espírita em Mato Grosso.

Quanto a escolha do tema, a vice-presidente doutrinária da Feemt alega que é fundamental que todos reflitam a cerca do verdadeiro papel do Centro Espírita. “Doutor Bezerra de Menezes nos diz que estamos vivendo a madrugada de uma Nova Era para a humanidade terrena. Assim, é preciso avaliar o quanto aprendemos em nossas vidas sobre as Leis Divinas. Enquanto espíritos imortais, quais virtudes temos desenvolvido em nosso interior?”.

São reflexões que, segundo Luiza Leontina, gradativamente, ampliam o nível de consciência, e despertam para o sentir e vivenciar dos conhecimentos adquiridos. Indo além do conhecer e do saber.

Traçando um paralelo entre o Centro Espírita de hoje e o Centro Espírita das décadas passadas, Luiza Leontina lembra que a Instiutição também está inserida na Lei do Progresso. O Centro Espírita, acrescenta Luiza, em todas as épocas, cumpriu o seu papel de evangelizador de almas, atendendo os adultos com suas reuniões públicas, de estudo, e com a evangelização infantojuvenil. Lembra ainda que os primeiros centros ofereciam o trabalho de assistência social espírita.

“Nos anos sessenta e setenta era muito comum as reuniões mediúnicas serem abertas a todos. Mas, à medida que a Doutrina Espírita foi sendo entendida no seu real objetivo, este trabalho ficou restrito ao grupo de trabalhadores desta área do Centro”.

Segundo Luiza Leontina, as mudanças são importantes em virtude das necessidades do Ser Humano na atualidade. Porém, Luiza alerta que a Doutrina deve permanecer íntegra, tal como nos legou o seu Codificador e os nobres Espíritos que trabalharam na sua Codificação.

Estudo
Questionada a respeito do estudo por parte do trabalhador espírita, a vice-presidente doutrinária da Feemt considera que este é fundamental. Ela lembra a orientação do Espírito de Verdade: “Espíritas, amai-vos, este é o primeiro ensinamento; E instruí-vos, este o segundo”.

Luiza conclui sugerindo  que o trabalhador não fique apenas no estudo intelectual. “É preciso ampliar para o estudo reflexivo-sistêmico, fazendo a conexão e refletindo sobre o conteúdo estudado e a prática gradual das virtudes em nossas vidas”.

Roteiro da Caravana – agosto 2014
Dia 6 – Itiquira
Palestra
Horário: 19h
Local: Lar Espírita Seara de Luz

Dia 7 – Guiratinga
Palestra
Horário: 19h30
Local: Salão da Secretaria Municipal de Educação

Dia 8 – Alto Araguaia
Mini-seminário
Horário: 19h30 às 22h
Local: Grupo Espírita Raio de Luz

Dia 9 – Rondonópolis
Seminário
Horário: 14h
Local: Centro Espírita Lar de Nazaré

Vídeos