projeto

Notícia

Mensagem de fim de ano
10/12/2014

Chegamos a mais um final de ano e já desde meados de novembro vemos lojas, shoppings enfeitados com o intuito de estimular as pessoas para as compras de natal.
Propagandas de toda ordem oferecendo “promoções” e prêmios inundam os canais de televisão, as revistas, os jornais, a Internet etc., demonstrando a grande inversão de valores pela qual passa a nossa sociedade utilitarista, materialista e hedonista.

O Mentor Honório em seu livro Vozes-alerta, psicografia do médium Afro Stefanini II, Editora Espiritizar, na mensagem ‘O Propósito do Consumo’, oferece-nos reflexões muito importantes para realizarmos o ano todo, mas especialmente, nesta época de intenso consumo, muitas vezes a custas de dívidas, que desestabilizam o orçamento doméstico de muitas pessoas durante todo o novo ano.

Reflitamos sobre alguns parágrafos da mensagem:
“O marketing da vida descartável, com suas marcas delirantes e preenchidas de conceitos falsos sobre o bem, o bom e o belo, tornam-se a religião sem fronteiras, que vende valores, virtudes, soluções e salvações para todos os tipos de problemas.
Desde as terríveis mensagens de consumo dos produtos ilícitos até os de natureza aparentemente inofensivos que promovem a beleza das vitrines a qualquer preço, lá está o apelo desequilibrante e desequilibrado da mensagem que hipnotiza aos milhões as mentes de todos os que mantendo os objetivos fixados na vida material, são seduzidos e depois descartados, para logo à frente buscarem outros apelos mais sedutores.

O propósito existencial do consumo é a manutenção da vida espiritual no corpo com finalidade evolutiva. Mais do que adquirir bens de consumo, o ser humano deve adquirir os bens de oportunidade evolutiva que o conforto material proporciona.
Sem dúvida o progresso material está dentro das Leis Divinas e corrobora com a vontade de Deus. Isso não significa dizer que o abuso das facilidades materiais esteja em consonância com a Lei do Progresso.”

É nesta época do ano que tudo isso que o Mentor aponta alcança o auge no marketing da vida descartável, nas vitrines reluzentes e o ser humano cada vez mais vazio de sentido existencial.

Acontece, portanto, um paradoxo, pois se diz que o Natal é para comemorar o nascimento de Jesus, que veio ao mundo para nos ensinar a cultivar o Reino de Deus e sua justiça, e troca-se a Sua mensagem pelo consumo desenfreado no mundo, que se aprende, equivocadamente, desde criança.

Pois é, desde a infância aprendemos que o natal é a época do Papai Noel, de receber presentes. São raras as famílias que falam de Jesus às crianças e do que representa verdadeiramente a Sua vinda até nós.

Jesus, por isso, para a maioria das pessoas, passa a ser um mero coadjuvante no natal, que deveria comemorar a Sua presença entre nós, que O trocam pelas compras, pelo corre-corre em busca das melhores ofertas, da roupa perfeita, do sapato que combina com a roupa, das melhores guloseimas para a ceia etc. etc.  Consumo e mais consumo de supérfluos que faz muitos fugirem do verdadeiro sentido da vida.

Torna-se inadiável ressignificarmos tudo isso para cultivar o verdadeiro espírito do natal, sentindo o significado dos ensinamentos de Jesus em nossos corações, a nos convidar a realizarmos o nosso propósito existencial de ir, verdadeiramente, até Ele como discípulos do Mestre para evoluirmos e sermos felizes.

Alírio de Cerqueira Filho
Assessor do Projeto Espiritizar

A equipe Espiritizar informa que a transmissão de videoaulas retornará no dia 14 de Janeiro de 2014! Nossos votos de paz e amor a todos

Vídeos