projeto

Notícia

Conheça os objetivos das Caravanas do Projeto Espiritizar
16/10/2014

Durante muito tempo na história da Humanidade o ser humano procurou respostas exteriores para aquilo que só encontraria mediante íntima viagem.

Jesus ensinou-nos a vivenciar as Leis Divinas presentes em nossa consciência ao se referir que o Reino de Deus está em nossos corações. Mas já antevendo que as Suas lições seriam ignoradas pela maioria das pessoas, Ele nos promete enviar o Consolador para ficar para sempre conosco.

E o Consolador veio à Humanidade em 18 de abril de 1857. Com o advento da Codificação, o Espiritismo consolidou a certeza de que o autoconhecimento era o caminho. Através da utilização da máxima ‘Conhece-te a ti mesmo’, foi traçado o roteiro seguro para a autotransformação. A recomendação do exercício constante de interrogação à consciência, presente nas respostas das perguntas 919 e 919 a de O Livro dos Espíritos, não deixa dúvidas de que a autoavaliação é o meio prático para confirmar se estamos cumprindo nossos deveres para conosco e para com o próximo, e para detectar as más inclinações que somos convidados a ressignificar em nós mesmos.

Após isso, a Doutrina Espírita foi equipada por centenas de livros enviados pelos bons Espíritos, que se utilizaram da mediunidade de abnegados homens e mulheres para oferecer-nos vasto e riquíssimo material de pesquisa e estudo.

Hoje, o compromisso do Movimento Espírita é o de assimilar essa proposta com a devida seriedade para superar a superficialidade em relação aos preceitos e ensinamentos, de modo a evitar que haja um distanciamento dos objetivos existenciais do próprio Movimento.

É fundamental que aprofundemos nas bases doutrinárias para utilizar o imenso manancial que tem sido vertido da Espiritualidade superior, realizando estudos reflexivos para podermos sentir em nossos corações os ensinamentos superiores e vivenciá-los, aplicando-os no dia a dia.

É com esse propósito que desenvolvemos o Projeto Espiritizar trazendo diretrizes seguras para auxiliar o Movimento Espírita na autotransformação de seus indivíduos e, consequentemente, das Instituições Espíritas.

Após uma década de Projeto Espiritizar, surgiu a fraterna vontade de espargir as sementes de renovação, que tão carinhosamente nos foram oferecidas. Por isso, atravessamos o oceano e humildemente convidamos os irmãos de Portugal a desfrutarem dessa proposta reflexiva.

Iniciamos a caravana do Projeto Espiritizar em Portugal no dia 27 de janeiro, sendo acolhidos com muito amor e carinho por todas as cidades e Centros Espíritas por onde passamos.

Sentimos durantes os eventos programados o amparo da espiritualidade amiga e a vontade de nossos irmãos portugueses de se aprofundar na proposta de refletirem sobre o Projeto Iluminativo de Jesus em suas vidas.

Com a certeza de que juntos podemos muito mais, deixamos aqui o convite para outros países que se interessem por essa proposta, um canal aberto para iniciarmos um intercâmbio permanente entre nossas instituições, com o objetivo de divulgarmos com a máxima eficácia tudo o que estamos vivenciando com base no Evangelho de Jesus e no legado kardequiano, sob o amparo e orientação dos Mentores do Projeto Espiritizar.

Alírio de Cerqueira Filho
Vídeos