projeto

Mensagem

Mensagem ditada pelo Espírito Isabel de Lima aborda a responsabilidade cristã
04/12/2015

RESPONSABILIDADE CRISTÃ

A responsabilidade ínsita que trazemos em cada um de nós pelas sucessivas vidas que tomamos contato com a doutrina do Cristo está diretamente ligada ao que realizamos com esse conhecimento ímpar de transformação e crescimento e apresenta-se estabelecida em nosso programa existencial.

Temos ciência que os cristãos da última hora são os que se utilizaram deste conhecimento para benefício próprio, para uso do poder temporal e a destruição decorrente dele, tornando- se, então, responsáveis pelas consequências que advieram destas atitudes plenas de egoísmo e orgulho, frontalmente contrárias à excelsa doutrina que tínhamos nas mãos para aprender e crescer.

Por séculos e séculos manipulamos a Doutrina Cristã, embora fossemos convidados a utilizá-la para benefício íntimo e do mundo ao nosso derredor. Essas atitudes equivocadas do passado explicam as dificuldades, os entraves que ainda encontramos em nós na vivência plena de seus conceitos puros de amor e fraternidade. Trazemos em nosso íntimo essas máculas para serem sanadas e elas reverberam em nosso corpo energético como um farol a nos sinalizar os desvios que costumamos nos utilizar para a fuga deste compromisso. 

Essa energia sinalizadora quando não encontra eco sincero de mudança em nossos corações nos traz profundo desconforto interior, o que ocasiona em muitos a construção das máscaras egoicas, com as quais pretendem fugir de si mesmos, como se fosse possível apagar na consciência a voz que clama por essa reparação.

Se te encontras nas fileiras Cristãs da insigne Doutrina Espírita, teus compromissos são redobrados, pois tens a tua disposição, nas bases desta Doutrina de amor, ensinamentos que elucidam de forma clara e concisa a imortalidade do Espírito e a sua necessidade de aprendizado e transformação para sanar os débitos do pretérito, oferecendo um roteiro seguro em sua Codificação para essa travessia carnal, não possibilitando ao cristão-espírita a desculpa da ignorância das Verdades Eternas, porquanto, Nelas encontramos o Consolador prometido pelo Meigo Rabi a nos nortear nestes dias atípicos, próprios de uma época de transição. 

Tenha a convicção de que as tendências aos jogos do poder, ao destaque pessoal, a intriga, entre outros vícios egoicos, são potencializadas pelas questões atávicas do passado e pela vivência do egoísmo e orgulho que ainda trazemos muito fortes em nosso íntimo, e encontrarão eco em nosso ego se a vigilância e o autoconhecimento não forem exercícios que realizamos cotidianamente, uma vez que, o hábito vicioso da manipulação, ainda reverbera em nossos costumes e estamos convidados a transmutá-lo para o hábito virtuoso da aceitação e mansuetude que trarão paz para nossas almas.

Quando o venerável Codificador Allan Kardec postulou: “reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral, e pelos esforços que faz para domar as suas más inclinações", já estava ciente dos incontáveis espíritas falidos no Cristianismo que engrossavam e engrossariam as fileiras do Espiritismo, deixando-nos esse caminho aos que verdadeiramente querem exercitar em seus corações essa Doutrina de amor e renovação, e em todo o seu conteúdo encontramos sucessivos convites para que o ser sane as máculas do passado por meio  da vivência plena dos preceitos que o Cristo nos legou e que o Codificador complementou por meio do Consolador Prometido.

Com certeza já militastes nestas fileiras e falistes por invigilância e imprevidência! Cabe agora, nesta etapa única de transição, realizares o trabalho que te propusestes, pois esta programação está chancelada por inúmeros tutores que confiam e velam por ti. 

Deixes o homem velho no lugar que lhe é de direito, no passado, e construas em ti o homem novo, utilizando-te de todo conhecimento, de toda força de vontade para caminhares sintonizado com teu propósito, e seguir trabalhando no presente de olhos postos no futuro feliz que espera a todos os que persistem no caminho do aprendiz verdadeiro do Cristo. 

A paz consciencial decorrente da sintonia plena com nosso crescimento dar-se-á a partir do momento que verdadeiramente aceitarmos esse caminho de luz e ela nos trará o reconforto necessário a toda jornada, pois, como aprendizes que somos, este caminho far-se-á por meio de inúmeros acertos e equívocos que ainda vivenciaremos. Portanto, devemos ter ciência que o mais importante é a decisão de continuidade nessa trajetória de aprendiz, uma vez que, esse aprendizado se dará paulatinamente, e as reparações dos erros pretéritos se apresentarão em nossas vidas para o devido saneamento. 

A felicidade está em toda essa trajetória de conhecimento e iluminação interior. Quando trazemos realmente o Cristo e Sua Doutrina em nossos corações a alegria dessa sintonia e vivência preenche nossos dias e nos impulsiona a querer, cada vez mais, aprender e crescer, para que um dia possamos olhar para nós mesmos e como o grande Apóstolo dos Gentios, Paulo de Tarso, dizer: "… Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim…"

Possamos, então, tomar da charrua e lavrar as terras íntimas de nossos corações, plantando o amor onde antes plantávamos a discórdia e seguir intimoratos para o futuro, plenos da certeza que nesta vilegiatura carnal fomos aprendizes fiéis e cultivamos em nossos corações e em nossas vidas a mensagem de amor que nos foi legada há dois mil anos!

 
Isabel de Lima
 
Cuiabá, 05 de novembro de 2015.
(Página psicografada pela médium Zeila A. Gonçalves)
 
Vídeos