projeto

Mensagem

Mensagem ditada pelo Espírito Honório durante o 2º Encontro dos Amigos do Projeto Espiritizar
08/10/2015

Esperança e Futuro

Enquanto o homem sofre as injunções do seu egoísmo, um acontecimento de proporções mundiais vem consolar toda a Humanidade: a retirada de Espíritos ainda empedernidos para Planetas que estão no início do estágio de provas e expiações, ainda sob a influência do primitivismo; e a chegada de Espíritos nobres com capacidade intelecto-moral de lidar com essas questões que para nós são tão trabalhosas, mas que para eles já são questões solucionadas.
Entretanto, à semelhança do poverello de Assis que, quando veio, trabalhou com os seus frades menores, toda a obra de Deus na Terra conta com obreiros que já conhecem esse ambiente e que estão profundamente arrependidos e querem mudá-lo.

Esses obreiros somos nós!

Nós já conhecemos o ambiente da vaidade, do egoísmo, da luxúria e do poder temporal. Imaginemos se o Senhor de misericórdia simplesmente colocaria os seus embaixadores sem o apoio necessário? Jamais!

Porém, hoje nós somos tijolinhos decididos, tijolinhos que queremos fazer parte dessa construção, cimentando-nos nas experiências o nosso coração ainda movimentado de conflitos, de aflições, de dores, mas intensamente disposto a sermos colaboradores do Cristo na construção de um novo Planeta.

Não temais! Jesus conheceu as dores e não devia nada à Humanidade. O que seria de nós, legítimos não conhecedores? Nós que ainda carregamos débeis condições?

O trabalho de aprimoramento pede no coração o dever de se aprimorar. Nenhum homem ou mulher na Terra há de conhecer Jesus de verdade apenas pelas páginas de um livro, senão pelo coração de quem, ao ler o livro, também vive os ensinos de Jesus.

O Projeto Espiritizar, em síntese, não veio para escrever livros ou fazer preleções. Veio para ativar o modelo amoroso dentro dos corações nas páginas inolvidáveis da humildade, da caridade e do amor.

Até hoje os que pensam sobre a história de Jesus não conseguem entender como Ele, sem título, sem posição social relevante, sem favoritismo de parte alguma, conseguiu distinguir a história de dois períodos: antes e depois d’Ele.

O mundo não vive ainda a Era do Espírito sobrepondo a matéria, mas nós já vivemos essa Era porque o Espiritismo nos coloca nessa condição. O mundo ainda não conhece de todo, mas está sedento desse conhecimento, dessa consciência.

Que importa as incompreensões de hoje se o que mais importa é o amor que veio para permanecer conosco até os fins dos tempos, de dor, de sofrimento e para além dele?
O amor é o êmulo de todas as nossas perguntas, porque é no amor que reside todas as respostas.

Por mais estejamos sob ataques, abracemos uns aos outros, porque o Senhor que soube ensinar na arena dos leões, nas perseguições das catacumbas, nos enforcamentos e nas fogueiras da idade média, nas ironias da época do Iluminismo, é o mesmo Senhor que nos convida hoje, nestes tempos de superficialidade, de distrações, a nos mantermos fiéis e convictos do amor incomparável que veio para auxiliar e iluminar os corações.

Amai-vos! Compreendei-vos! Estimulai-vos ao amor!

Do irmão que muito vos ama,

Honório

(Mensagem psicofônica oferecida no pré-evento do 2º Encontro dos Amigos do Projeto Espiritizar por ocasião da reunião com a delegação dos Estados Unidos e do Canadá em 1º de outubro de 2015)
Vídeos