projeto

Mensagem

Mensagem ditada pelo Espírito Honório apresenta o propósito do Projeto Espiritizar
17/11/2014

O Propósito do Projeto Espiritizar

O Projeto Espiritizar não veio para reformar as instituições vigentes, porém a sua influência exercerá importante papel para a transformação das instituições.

É necessário que as instituições evoluam e adquiram a importância moral a que lhes foi atribuída na programação do Projeto Iluminativo do Cristo para a Terra.

É por meio das instituições, notadamente bem orientadas e fundamentadas em bases sólidas no Cristianismo redivivo, que o Consolador prometido terá a força para adentrar nos pontos necessários de dor em que a sociedade hoje estorcega, vitimada, obviamente, pela força do egoísmo devastador.

Para a reformulação dessas instituições é necessário que haja uma base concreta, aplicável e de conotação a elevar o Espírito humano na sua dimensão do pensamento, do sentimento e da consciência.

O Projeto Espiritizar vem para obter, dentro do seu propósito, essa abertura nas instituições, porquanto a sua é a proposta de autoconhecimento e inserção do Evangelho de Jesus na aplicação prática da Psicologia do Ser, que oferece a cada Espírito interessado os recursos para colocar-se à disposição do conhecimento do Evangelho de Jesus e da luz da psicologia que transforma por meio da prática das virtudes. Qualquer pessoa encontrará, obviamente, na visão reflexiva, os recursos disponíveis para aplicação concreta dessas transformações no meio espírita.

Portanto, estamos em trabalho singelo, porém de graves proporções.

E foi devido à autorização das esferas sábias e benevolentes que nos permitiram fazer com que os conteúdos do Projeto adentrassem nos territórios de outros Estados e de outros países. Assim sendo, caracteriza-se a nossa tarefa uma programação de intensa fraternidade entre os povos.

Primeiramente, o pensamento vigente nas religiões há de se iluminar e clarificar com o conhecimento espírita que será pouco a pouco reconhecido também pelos esforços de inúmeros trabalhadores que virão de vários campos do conhecimento. Trabalhadores esses que não necessariamente conhecerão o Espiritismo de pronto, mas lhe reconhecerão a autoridade moral através da força do seu conteúdo e da lógica dos seus argumentos.

Sendo assim, nos inteiremos da necessidade de permanecermos firmes e fiéis no propósito abraçado, concluindo que não é pela opinião dos homens ainda tolhidos pela percepção espiritual que devemos nos basear, mas pela força da transformação moral que esses conteúdos já estão realizando nas vidas e vidas que os têm absorvido para a melhoria do seu próprio eu.
Transitamos em sistemas de comunicação e conhecimento muito vasto e não é justo acreditarmos estar sob nossa responsabilidade a missão de sermos os transformadores de um movimento tão vasto quanto é esse da transformação da Humanidade. Somos apenas cooperadores do Cristo, trabalhadores da Sua seara.

Mas quando se encontra um oásis em meio a um deserto, percebe-se que o oásis não é responsável pela viagem dos andarilhos, mas ele pode ser muito útil para que os andarilhos encontrem a sua água pura e consigam seguir e prosseguir a viagem até o destino programado.

Da mesma maneira, o Projeto Espiritizar não vem para concluir nada que o Espiritismo veio para nortear. Porém, ele é um oásis dentro do deserto ressequido dos corações que se afastam das Leis Divinas e que não compreendem perfeitamente a função do Espírito na Terra.

O Projeto Espiritizar, por isso mesmo, têm oferecido por meio dos vários conteúdos, essa proposta da transformação e do conhecimento do Espírito imortal em suas faces e dimensões cada vez mais aprofundadas.

Necessário é que nos ocupemos, então, da gravidade que nos é confiada, mas também da leveza e da suavidade de permanecermos na tarefa sem inclinações impositivas. Prosseguirmos sem espírito de exigência e sem nos forçar a acreditar que iremos converter Roma ou Atenas.

À semelhança da íntima ideia do Apóstolo dos gentios que fez através de suas metas uma observação muito peculiar após a experiência que teve entre os doutores de Atenas.

Ali ele pôde perceber que não estava sob a sua alçada converter a ninguém, mas exemplificar e mostrar nos rumos acertados o coração do Cristo para a Humanidade.

Sabedor que era de que sua tarefa se consagrava por considerável importância para o mundo, não fez ele nenhum dominador de consciência, ao contrário, libertador quanto possível para todas elas. Também se libertou e modificou gradativamente e positivamente qualquer perfil do antigo doutor da lei em sua psicologia.

Voltemos os nossos esforços na construção de um grupo fraterno cada vez mais intenso, de uma realização cada vez mais antioquiana dentro dos quadros que Jesus nos apresenta no Movimento Espírita de Mato Grosso.
Assim, fortaleceremos as bases para a ampliação de uma fraternidade-referência junto com as outras instituições.

Esse é o caso necessário a que nos referimos, por espírito de dever, para que possamos nortear os rumos evangelizadores do Projeto Espiritizar na Terra.

Sabedores de quão devedores ainda estamos diante da própria consciência o Cristo nos legou essas tarefas de grave importância. Não exaltemos de forma nenhuma a nossa personalidade, ao contrário, nos ajudemos uns aos outros a apequenarmos enquanto indivíduo, porém a nos engrandecermos enquanto irmãos.

Na coletividade em que nos encontramos, Cristo-Jesus seja o nosso lema e com Ele nos fortaleçamos sempre.
Através disso, da presença do Cristo-Jesus em nossos atos, palavras, ações e sentimentos, sentiremos vivamente as vozes diretas dos céus no próprio coração.

Muita paz nos corações, meus filhos!

Honório

(Mensagem psicofônica recebida pelo médium Afro Stefanini II no dia 14 de setembro de 2014)

Vídeos