NOTÍCIAS
    28 AGO
    Projeto Espiritizar é destaque


  • Em 2010, o Projeto Espiritizar foi notícia na Revista


    Seu Email:
    Enviar Para:
    Mensagem:
    Alírio de Cerqueira Filho (foto) é médico e natural de Cuiabá, capital do Estado de Mato Grosso, onde reside. Espírita desde 1978 e vinculado à Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, é autor de vários livros e tem-se dedicado com afinco à disseminação da conhecida proposta da benfeitora espiritual Joanna de Ângelis, que, como se sabe, tem produzido contínuas obras que formam o que, em nosso meio, é conhecido como coleção ou série psicológica. O Projeto Espiritizar nasceu de semelhante proposta, que constitui o tema central da presente entrevista. 
    O Consolador: Como e quando surgiu o Projeto Espiritizar? O que ele propõe?
     
    O Projeto Espiritizar é um projeto criado pela Federação Espírita do Estado de Mato Grosso há 4 anos, cujo objetivo é desenvolver a tríade proposta pela mentora Joanna de Ângelis ao movimento espírita, pela mediunidade de Divaldo Franco, na qual ela solicita ao movimento espírita trabalhar a tríade qualificar, humanizar e espiritizar.  
    O Consolador: Quais os desdobramentos da proposta em termos de seu vínculo com o Evangelho e com o Espiritismo? 
    Refletimos, no âmbito da Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, que a Joanna de Ângelis sugeriu essa tríade para que nos aprofundemos em ações que tornem o movimento espírita mais comprometido com a Doutrina Espírita, especialmente com as bases kardequianas, e com o objetivo maior do Espiritismo que é o de reviver o Evangelho de Jesus em espírito e verdade.  
    O Consolador: Como o movimento espírita tem absorvido a proposta em termos nacionais? 
    O Movimento Espírita a tem absorvido muito bem. Temos realizado eventos presenciais, seminários e palestras com os temas propostos pelo projeto, em vários Estados do País e também no exterior. Além disso, temos gravado cursos e seminários em DVDs e vários Centros Espíritas do país têm desenvolvido atividades a distância com as diretrizes do Projeto Espiritizar. 
    O Consolador: Divaldo tem dado prosseguimento, em suas abordagens, à proposta apresentada por Joanna de Ângelis? 
    Com certeza! Todas as atividades que ele tem desenvolvido têm como objetivo aproximar o nosso movimento da Doutrina Espírita. 
    O Consolador: Nas bases doutrinárias do Espiritismo, onde podemos encontrar os maiores indicativos do alcance da proposta? 
    Penso que o processo de espiritização do nosso movimento passa pela humanização do trabalhador espírita e por uma maior conscientização do significado do Consolador prometido por Jesus em nossas vidas, isto é, somos convidados a trazer os conteúdos desenvolvidos pela Doutrina Espírita para a nossa intimidade, assumindo uma postura real de aprendizes do Mestre Jesus, para que, entusiasmados pelo amor cristão, possamos exercitar com afinco o autoconhecimento e a autotransformação, em sintonia com a orientação de Allan Kardec em O Evangelho segundo o Espiritismo, no capítulo XVII, item 4, em que o Codificador assevera: "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações más".  
    O Consolador: O Projeto tem sido inspiração para seus livros, seminários e palestras?  
    Sim, temos buscado em todas as nossas atividades norteá-las pelo Projeto Espiritizar, de forma a que possamos contrapor, de alguma maneira, ao intenso trabalho daquilo que Manoel Philomeno de Miranda, em seu livro mais recente, Transtornos psiquiátricos e obsessivos, chama de ações das “trevas organizadas” com o propósito de ridicularizar o Espiritismo e a mediunidade. 
    O Consolador: Que temas pertinentes às preocupações do Projeto têm despertado maior interesse dos confrades? 
    Um dos seminários que mais tem sido solicitado, tanto para ser ministrado de forma presencial como a distância, é o Obsessão e Movimento Espírita, cujo objetivo é chamar a atenção para as nossas responsabilidades junto ao Consolador.  
    O Consolador: De seus livros, qual é o que mais marcou sua experiência de escritor?  
    O mais marcante, sem dúvida, é o primeiro livro publicado, Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus, para o qual tivemos a honra de receber o prefácio da mentora Joanna de Ângelis. Trata-se de um livro que resultou de uma pesquisa que fizemos durante vários anos sobre a coleção psicológica da própria mentora.  
    O Consolador: Comente, de forma resumida, seu livro Fora da caridade não há salvação. 
    Trata-se de um livro cujo objetivo é proporcionar reflexões sobre o trabalho do Serviço de Assistência e Promoção Social Espírita, que a maior parte do Movimento Espírita ainda confunde com propostas assistencialistas. Fizemos todo um trabalho focado no trabalhador espírita a partir de parábolas do Evangelho de Jesus. 
    O Consolador: Suas palavras finais. 
    A nossa mensagem final é a de que busquemos com todo afinco uma real vinculação à Doutrina Espírita, desenvolvendo estudos sérios das obras kardequianas, e refletindo sobre o Evangelho de Jesus, em espírito e verdade, para que possamos realmente nos transformar em pessoas melhores, neste momento da Grande Transição de nosso planeta para mundo de regeneração.
    Notas:  
    1.Informações sobre o Projeto Espiritizar podem ser encontradas no site  http://www.espiritizar.org/ 
    2.Obras de autoria do entrevistado: Psicoterapia à luz do Evangelho de Jesus; Jesus e Kardec; Saúde Espiritual; Cura Espiritual da depressão; Saúde Existencial; Saúde das relações familiares; Saúde da relação pais e filhos; Parábolas terapêuticas; Fora da Caridade não há salvação; Medite e viva melhor I e II; Modelos de liderança, trabalho e autotransformação.
mais notícias:
  • Participe dos novos Encontros Reflexivos na Flórida
    "O tempo é de Deus", "o significado das Leis Divinas em nossas vidas" e "a prática da mediunidade com Jesus" são alguns dos temas a serem abordados na série de atividades dou [..]
  • Participe dos novos Encontros Reflexivos no Canadá
    Equilíbrio existencial, relacionamento familiar saudável e o legado de Paulo de Tarso ao Cristianismo redivivo são alguns dos temas a serem abordados na série de atividades doutrinárias que serão realizada [..]
  • Bienal de São Paulo terá editora da Feemt no espaço da Federação Espírita Brasileira
    A Editora Espiritizar, departamento da Feemt – Federação Espírita do Estado de Mato Grosso, marcará presença na 25ª Bienal do Livro de São Paulo. O espaço ocupado será dentro do estande da Federa [..]
  • Seminário Sexualidade e Saúde Espiritual - Módulo 5 é adiado
    O seminário "Sexualidade e Saúde Espiritual - Módulo 5: Sexo, Sexualidade, Sexualismo e Obsessão", incialmente previsto para ser realizado nos dias 20 e 21 de outubro de 2018, foi adiado. A nova data [..]
  • Feemt promove seminário sobre a Unificação pelo Coração
    Nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, a Federação Espírita do Estado de Mato Grosso realiza em sua sede, em Cuiabá, um novo seminário da Série Espiritizar do Projeto Espiritizar: Unificação pelo Cora [..]
  • Seu Nome:
  • Seu E-mail:
Editora Espiritizar - Desenvolvido pela Williarts Internet - Todos os direitos reservados. ©2018